Atendimento publicitário. O que é isso?
Muitas pessoas acreditam que um publicitário é quem cria, e ponto.
Publicitários podem escolher várias vertentes da profissão: além dos criativos, redatores, mídias, produtores, atendimento...
Aqui, ficaremos com o atendimento. O que este profissional faz?
Ah, essa é aquela pessoa que liga para o cliente pergunta como quer o anúncio ou se pode mandar o plano de mídia ou cobra uma arte. Pode ter sido, mas há muito tempo.
Hoje, o atendimento publicitário é a referência em comunicação para o cliente.
Mas como assim? O atendimento não só leva anúncios para vários segmentos de cliente. O atendimento é uma célula do cliente dentro da agência. E para fazer isso, é preciso entender do negócio do cliente, seu mercado, seu potencial, suas carências.
Mais do buscar demandas, o profissional deve sugeri-las. Sugerir ações, detalhes, sugerir, algumas vezes, o que não fazer, mas sempre fundamentado, com porquês. Não é por ser mais bonito ou mais feio, preto ou branco e sim porque, com essa escolha, ele terá mais visibilidade, terá incremento nas vendas e como isso vai acontecer.
Outra coisa especial é não prometer o que não se pode cumprir, a relação de atendimento cliente deve ser de confiança. Prazos não cumpridos, trabalhos não entregues, atrapalham a relação de confiança. Seja coerente e sincero, não adianta querer fazer milagre e não atingir o objetivo. Quando a confiança está estabelecida, é possível até dizer um não, para determinado prazo, por exemplo. Vale lembrar que isso não deve ser constante, mas apenas em situações realmente necessárias, se não, a confiança também ficará abalada.
Para ser um atendimento publicitário, seja atento a tudo e todos, esteja de braços e ouvidos abertos ao seu cliente, ao mercado, ao mundo.
Bom trabalho!
Comentários
Postar um comentário