Campanha Publicitária. Por que fazer?

- artigo publicado no jornal para franqueados Teamwork, da Uptime Comunicação em Inglês. N2 - out e nov 2006 


Tão importante quanto fazer uma campanha publicitária é conseguir ferramentas para medir o seu retorno.
Os resultados não são apenas as matrículas, mas também a visibilidade que a nossa marca ganha com a exposição.
Hoje, temos duas formas de medir o retorno deste investimento: pelo volume de ligações recebidas e pelo número de panfletos entregues na escola.Mas isso não basta. Conhecer esses números não nos responde se a nossa campanha teve êxito ou não. Podemos ter tido 5 ligações em determinada cidade, mas as 5 se tornaram matriculas e mais, o investimento em propaganda foi pago com estas matriculas. Então valeu a pena.
Para saber o resultado real da campanha, os dados precisam ser transformados em informações, informações que serão uteis à tomada de decisões, inclusive sobre o plano de mídia a seguir. Mas como?
Para medir o retorno financeiro pela ligações recebidas, devemos anotar a origem de todas as ligações e depois cruzar quais dessas informações se tornaram efetivamente matriculas.
O retorno da panfletagem é medido com o numero de canhotos recebidos e também pelo cruzamento dos interessados em estudar, aqueles que preencheram o cupom, quantos viraram matriculas pelo trabalho comercial.
E o retorno institucional? Como se mede? O retorno institucional é a lembrança da marca, a percepção do publico em relação a ela.Pode-se saber pela maior ou menor facilidade do trabalho da equipe comercial, por exemplo. Se as pessoas já conhecem a escola, já ouviram falar, etc..
A construção de uma marca forte acontece por várias frentes e é um trabalho incessante ... mas este assunto fica para um próximo bate-papo.
Até lá..


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