Uma crônica de família

Coisas de família


por Carlos Fabiano Braga

Última semana do outono.
Um eclipse...
Eu sei que é junho...

Mas vou pregar a FAMILIA.

Nos últimos dias a instituição família foi um destaque brilhante em meu viver. O primeiro dos eventos foi um funeral. O último de meus tios do tronco paterno nos deixou aos 97 anos. Tio Geraldo foi, principalmente pelo seu exemplo, uma das forjas de minha personalidade. A missa celebrada no sétimo dia do passamento dele acabou se transformando em festa, o encontro de parentes que não se viam há muitos anos... Saudades muitas. Tristeza não.

Um casamento é sempre um momento maravilhoso, imaginem uma comemoração dessas numa família de 12 irmãos. Vem gente de todo lado... Tive o privilégio de estar presente!

No dia seguinte um churrasco com alguns cunhados. Bebericamos, beliscamos... Conversas sérias e “de jogar fora”. Magnífico.

Um exemplo de superação que compartilhei: a clã de Tio Geraldo, sabendo que a vida segue em frente, fez uma “senhora festa”, não pelo requinte, sim pela alegria que reinou, comemorando o aniversário da irmã que veio de Paris homenagear seu pai. Um momento que marcará eternamente aqueles que lá estiveram.

No sábado fiz um passeio com meus netos num parque de diversões onde, junto com meus pais, levava meus filhos de vez em quando. Os aparelhos hoje são mais modernos... O conceito é o mesmo dos anos 60 e 70... Nostalgia e muita alegria!

Outro momento nesse tsunami de coisas familiares, ainda no sábado: Minha irmã promoveu um encontro que reuniu a turma das Gerais com alguns da “diáspora de Sergipe” que vieram aqui para aquele casamento referido.

Encerrando meu domingo, usando a tecnologia do SKIPE, conversei com minha filha que naquele momento estava na casa de seu tio, meu cunhado que mora em Nova York. Ela, a filha, contou-me algumas de suas aventuras naquela terra; ele, o tio, transmitiu a notícia que em breve será avô... de gêmeos...

Imagino a cara que devo ter feito ao saber do fato. A “platéia” em NY riu ruidosamente...

Coisas de família... Coisas singelas e magníficas.

Obrigado SENHOR!

Canana, obrihgada pelo carinho com a gente!
beijo,
Carol

Comentários